FAQs - PERGUNTAS FREQUENTES

Não fique na dúvida! Pergunte pra gente tudo sobre malária e MILDs.

  • Por que tenho que usar um mosquiteiro impregnado com inseticida?
    Porque os MILDs são, junto com a borrifação residual, a principal estratégia de controle vetorial recomendada pela OMS para o controle da malária. Ao serem impregnados com inseticidas, evitam o contato do mosquito transmissor da malária (e também de outros vetores transmissores de outras doenças) com o indivíduo e permitem que os eles morram algumas horas depois de entrar em contato com o mosquiteiro.

  • Como eu consigo um MILD?
    Os MILDs são entregues GRATUITAMENTE pelos agentes de saúde em seu município, especialmente nas áreas endêmicas de malária, ou com o IPA alto. Caso você precise de um MILD novo ou ainda não tenha recebido, procure o posto de saúde mais próximo e solicite no local.

  • Como cuidar do meu mosquiteiro MILD?
    O seu MILD deve ser usado diariamente (são dois modelos: de rede e de cama), para lavagem, deve ser seguido os dias demarcados pelo agente de saúde no calendário entregue junto com o mosquiteiro. Os MILDs duram, pelo menos, dois anos e, sua eficiência depende de quantas vezes o mosquiteiro é lavado e de como é cuidado. O número máximo de lavagens depende do fabricante.

  • Como eu pego malária?
    A malária é transmitida pela picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas pelo protozoário Plasmodium. Seu tempo de incubação (até apresentar sintomas) varia de acordo com a espécie de plasmódio. Ao contrário do que se imagina popularmente, a malária não é transmitida pela água.

  • Posso pegar malária no banho de rio ou igarapé?
    Não. O que acontece é que os horários habituais escolhidos pelos mosquitos fêmeas para se alimentar do sangue são o nascer e o pôr-do-sol. Recomenda-se evitar estes horários para os banhos de rio.


Fonte: Ministério da Saúde e FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz.